Soma
Atualmente, vivemos em high speed, tudo deve ser feito para ontem, e em sua empresa, com certeza existe o mesmo pensamento, denominamos: “empresa em tempo real”. Os clientes mudaram, atualmente estão mais exigentes, querendo mais promoções, qualidade no produto e atendimento. Com a grande concorrência que existem, se eles não forem bem atendidos pela sua organização, certamente irão a busca de outra que lhes agradem. Para tentarmos prolongar ao máximo essa relação, devemos ter o foco no cliente, ou seja, estar comprometido com o sucesso do mesmo, portando-se como seu consultor, trazendo-lhe soluções aos problemas enfrentados durante a compra ou pós-venda de um produto ou serviço. Sabendo disso, precisamos manter o cliente perto, utilizando-se de uma ferramenta muito útil: Marketing de relacionamentos. “Marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes.” (McKeena, 1991) Com esse recurso, visa-se uma integração entre cliente-empresa, desde a produção até a venda do bem. De uma maneira geral, é uma estratégia de negócios, no qual o cliente se torna parceiro da empresa. Para iniciar o marketing de relacionamento, a empresa de identificar seus clientes, a fim de eliminar os que não trazem lucro, desenvolver ações publicitárias para esse publico alvo, criar desejo e satisfazer as necessidades e por fim, mas não menos importantes, motivar sua equipe de funcionários, pois serão eles que iram interagir com os clientes externos.
Canais de acesso do cliente a empresa Nunca se esqueça, o cliente quer ser ouvido, e para tal ato, devemos implantar em nossas empresas canais que facilitem essa vontade.
FORMULARIOS: Antigo, demorado, porem de baixo custo e um retorno moderado. Muitos clientes acabam por descartar essa possibilidade por falta de tempo de preencher o que se pede. ABORDAGEM TRADICIONAL: mais pessoal, uma pessoa lhe perguntara