Soluções
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. Como água é um excelente solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente onipresente na química.
Substâncias que não dissolvem-se bem em água são chamadas hidrofóbicas ('medo de água') enquanto que as que o fazem são conhecidas como hidrofílicas ('amigas da água'). Um exemplo de substância hidrofílica é o cloreto de sódio (ordinariamente sal de cozinha). Ácidos e bases são soluções aquosas.
A habilidade de uma substância para dissolver-se em água é determinada por se a substância pode alcançar ou ultrapassar as fortes forças atrativas que as moléculas de água geram entre elas mesmas. Se a substância carece da habilidade para dissolver-se em água as moléculas formam um precipitado.
Ao executar os cálculos a respeito de reação de um ou mais soluções aquosas, deve-se geralmente saber a concentração, ou molaridade, das soluções aquosas. A concentração da solução é dada nos termos da forma do soluto anteriormente a ele ter-se dissolvido.
Objetivo
Identificar as substancias, equacionar as possiveis reações testadas com acido cloridrico e com o hidroxido de sodio .
MATERIAL NECESSÁRIO
- Estante com tubos de ensaio
- Espátula
- Cloreto de amônio
- Sulfato de sódio
- Carbonato de sódio
- Nitrato de chumbo
- Carbonato de cálcio
- Solução de ácido clorídrico
- Solução de hidróxido de sódio
PROCEDIMENTO 1
- Identificar o conteúdo dos frascos - Você dispõe de cinco frascos rotulados, A , B, C, D, E, que contém, não respectivamente, NH4Cl, Na2SO4, Na2CO3, Pb(NO3)2 e CaCO3 todas as substâncias estão na forma sólida.
- Verifique a solubilidade em água da cada substância adicionando 1 g da substância a cerca de 2 mL de água. Agite e anote os resultados obtidos.
- As soluções obtidas no passo anterior, goteje 4 gotas de solução de ácido clorídrico, agite e anote os resultados obtidos.
- Dissolva 2 gramas de