Soluções
Engenharia Elétrica – 1ª fase
Soluções
Acadêmico: Juliano Ferreira Schemes
Lages, 25 de abril de 2013
Soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas
Com base no coeficiente de solubilidade de um soluto em determinado solvente, podemos classificar a solução obtida em insaturada, saturada ou supersaturada.
Essa classificação de solução depende da proporção soluto/solvente que se estabelece a cada temperatura especifica assim, se houver variação de temperatura, isto é, se a solução for submetida a aquecimento ou resfriamento, ela poderá mudar de classificação.
Para estabelecermos um parâmetro de classificação, iremos considerar como exemplo o coeficiente de solubilidade do cloreto de sódio, NaCl, em 100g de agua, nas temperaturas indicadas na tabela abaixo, e o respectivo gráfico de curva de solubilidade em função da temperatura.
Soluções insaturadas
Dizemos que uma solução é insaturada quando ela contém uma quantidade de soluto inferior ao seu coeficiente de solubilidade na temperatura em que se encontra a solução
Por exemplo a 20ºc, será insaturada toda a solução aquosa de cloreto de sódio, Na Cl, que tiver uma quantidade inferior a 36,0g de Na Cl dissolvidos em 100 g de H2O. Note que essa classificação poderá variar se mudarmos a temperatura: uma solução que a 40 ºC contem 36,0g de Na Cl por 100 g de H2O é insaturada; porem se essa mesma solução for resfriada para 20 ºC, ela passara a ser saturada, pois terá uma quantidade de Na Cl igual ao seu coeficiente de solubilidade nessa temperatura.
Dependendo da quantidade de soluto em relação a quantidade de solvente, uma solução insaturada pode ser classificada em:
Solução diluída: é a solução insaturada que apresenta uma baixa relação soluto/solvente, ou seja, a quantidade de soluto dissolvida na solução é bem abaixo do coeficiente de solubilidade desse soluto.
Solução concentrada: é a