SOLUÇÕES
As soluções podem ser classificadas quanto a saturação: diluídas, saturadas e supersaturadas. O coeficiente de saturação indica a quantidade de soluto que um solvente pode dissolver, o que varia conforme a temperatura, polaridade e pressão do sistema. Neste experimento, produzimos e analisamos três soluções de CuSO4.5H20, obtendo-se uma diluída, uma saturada e outra supersaturada, onde se observou a mudança de coloração da solução. Também foram produzidos 250 ml de soluções 0,1N de HCl e NaOH a partir de substâncias puras a partir de 2,101mL de HCl e 1g de NaOH. Reservaram-se os dois últimos para utilização em aulas futuras.
Palavras chave: solução, saturação, concentração.
Introdução
As soluções podem ser classificadas de diversas maneiras, uma delas é quanto à saturação: insaturada, saturada ou supersaturada. A solubilidade de um soluto em solvente é a quantidade máxima de soluto que consegue ser dissolvida em uma determinada quantidade de solvente geralmente, padronizada com 100g de solvente.
A solubilidade depende das interações entre soluto e solvente (duas substâncias com forças intermoleculares aproximadamente do mesmo tipo e intensidade são, provavelmente, muito solúveis umas nas outras), da temperatura (um aumento de temperatura sempre favorece um processo endotérmico; inversamente, se o processo de solubilização é exotérmico, um aumento de temperatura diminui a solubilidade) e da pressão (nas soluções gasosas). Assim, definimos as soluções quanto a saturação:
Solução insaturada – é aquela onde a quantidade de soluto é menor que na solução saturada, ou seja, não atingiu o ponto de saturação (ainda tem capacidade de dissolver de dissolver soluto).
Solução saturada – é aquela que apresenta a quantidade máxima de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente a uma temperatura constante, isto é, aquela que atingiu o ponto de saturação. Caso haja adição de mais soluto, será formado corpo de fundo.
Solução