Soluções
Introdução Teórica Para que uma solução se forme é necessário que haja afinidade entre o soluto e o solvente, que ocorra o estabelecimento de interações entre as moléculas e/ou íons das substâncias envolvidas. Outro fator de grande influência na solubilidade de uma substância em outra, é a temperatura. A melhor forma de se preparar uma solução saturada é acrescentar soluto o solvente até que se forme um pequeno precipitado (depósito de soluto no fundo do recipiente) que não se dissolve por mais que se agite a solução. Assim é possível ter certeza de que a solução sobrenadante (que fica por cima do precipitado) está saturada na temperatura do experimento.
Material Utilizado
1. Água
2. 1 Medidor
3. Sal de Cozinha
4. 2 Garrafas Pet
5. Álcool Etílico 92,8º
Procedimentos Preparamos 50ml de água em uma das garrafas, acrescentamos o cloreto de sódio (sal) e a garrafa foi agitada. Ao se depositar no fundo da garrafa um corpo de fundo, a garrafa foi colocada em repouso. A solução saturada foi transferida para a outra garrafa, e logo após foi adicionado uma pequena quantidade de álcool e a garrafa foi agitada. 1º A solução ficou com uma coloração esbranquiçada. 2º O sal antes saturado, virou corpo de fundo. A última reação deve-se ao fato de o álcool ser mais solúvel que o sal, assim roubando as moléculas que estavam dissolvendo o sal, passando a dissolver o álcool.
Análise dos Resultados Após a última etapa dos procedimentos obteve-se duas reações: 1º A solução ficou com uma coloração esbranquiçada. 2º O sal antes saturado, virou corpo de fundo. A última reação deve-se ao fato de o álcool ser mais solúvel que o sal, assim roubando as moléculas que estavam dissolvendo o sal, passando a dissolver o álcool.