Soluções Quimicas
É mistura uniforme de átomos, íons ou moléculas de duas ou mais substâncias. A solução é constituída por soluto e solvente, ao qual na solução o soluto é dissolvido no solvente. NA qual na solução o solvente sempre estará em maior quantidade.
As soluções podem ser tipificadas ao se analisar alguns critérios como, qual o estado físico das misturas? Deve-se levar em consideração se é solido, liquido ou gasoso, pois de acordo a Lei de Henry a solução terá o mesmo estado físico do solvente, se o solvente for sólido consequentemente a solução vai ser solida, se o solvente for liquido a solução irá ser liquida e se for gasosa a solução será sempre liquida.
Deve se levar em questão a composição química do soluto, se pôr em ênfase se é iônica ou molecular.
E também é de grande relevância o coeficiente de solubilidade (C.S), que irá analisar a quantidade de massa dissolvida em uma quantidade padrão de solvente, em uma dada temperatura, é de grande validade se ressaltar que o coeficiente de solubilidade vária com a temperatura, isso de acordo com a substância pois tal influência é variável de substância para substância. Mas os gases é totalmente reversível a influência pois no caso deles a solubilidade faz é diminuir com o aumento da temperatura, os gases são influenciados pela pressão. A parti análise do coeficiente de solubilidade, as soluções podem ser INSATURADAS: é quando a quantidade de soluto é inferior ao C.S, ou seja a quantidade de solvente está em proporção muito grande em relação a quantidade de solido dissolvido. SATURADA: Quando a quantidade de soluto dissolvido está igual ao C.S, há equilíbrio entre ambas as partes. SUPERSATURADAS: É uma solução que contém uma quantidade de soluto maior que o C.S, tal solução irá criar o chamado corpo de fundo.
Uma solução também é classificada quanto ao meio de dispersão e para tanto é necessário levar em conta o tamanho das partículas, ao se estudar soluções obteve-se o conhecimento de que o