Suporte Programa FACI
Objetivo: Capacitar e desenvolver facilitadores de conferências locais para que possam, por meio de novas metodologias de aprendizado, entreguem sessões mais práticas, dinâmicas e focadas.
Local Head Coach: Luiz Carlos – Trainer
Learning by Steps
Em quatro passos seguidos por um timeline, o facilitador cria sua sessão de maneira mais planejada e estruturada. Assim,
1) Dreaming
Este é o momento em que o facilitador (es) devem alinhar quais os seus propósitos pessoais e o quão alinhados estão com o propósito da sessão. Deve-se ainda, listar as expectativas e fazendo um brainstorm sobre o que espera da sessão.
É muito importante neste primeiro momento, utilizando o Golden Circles, ter muito bem claro qual o
“Why?, How? e What?” da sessão.
Dica: Não se esquecer de deixar registrado tudo o que foi discutido nesse encontro. Se possível fazer um OUTPUT para ficar mais claro e objetivo. It’s time to think OUT OF THE BOX!
2) Drafting the Draft
É a hora de pegar o papel e a caneta e pensar!
Neste momento, é importante o facilitador tomar nota de três pontos muito importantes para a facilitação: conteúdo, interação e procedimento. Logo abaixo há os três pontos explicados por meio de perguntas que o facilitador deve se fazer.
CONTEÚDO
Qual o objetivo da sessão? Quais os pontos / aprendizados que os participantes deverão ter ao final da sessão? Quais são os tópicos essenciais a serem desenvolvidos? Como que este conteúdo está ligado a vida das pessoas que o recebem? O conteúdo proposto é relevante?
INTERAÇÃO
Como será a relação Faci x Participantes? Qual é a maneira mais fácil de transmitir o conteúdo? As pessoas estão se sentindo confortáveis aonde estão? E quanto a você facilitador, está se sentindo confortável? É possível enxergar todas as pessoas presentes? A sessão será um processo de construção ou o conteúdo será apenas direcionado? As perguntas que está fazendo, faz sentido para todos? Eles vão conseguir responder?