soluçoes
INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Ao menos teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que uma certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Nessas reações, existem alguns fatores externos que podem causar o deslocamento do equilíbrio.
Efeito da concentração: Um aumento na concentração dos reagentes ou uma diminuição na concentração dos produtos desloca o equilíbrio para a direita. Uma diminuição da concentração dos reagentes ou um aumento da concentração dos produtos desloca o equilíbrio para a esquerda.
Efeito da pressão: Um aumento na pressão do sistema desloca a reação para o lado que tiver menos moléculas. Uma diminuição na pressão do sistema desloca o equilíbrio para o membro que tiver mais moléculas.
Efeito da temperatura: Um aumento de temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica. Uma diminuição na temperatura desloca o equilíbrio em direção à reação exotérmica.
Efeito do catalisador: esse fator não afetam o equiibrio, pois o catalisador tem a função de aumentar a velocidade da reação e será aumentada proporcionalment as velocidades direta e