Solidariedade mecanica
Ciências Humanas e Sociais: Solidariedade Orgânica Solidariedade Mecânica Anomia
EQUIPE: Leonardo Schwitzer
RIBEIRÃO PRETO – SP
2013
Solidariedade Orgânica
O que é?
A solidariedade mecânica considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimento – por assim dizer – a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos. Necessidade de um conjunto de crenças e sentimentos comuns a todos os membros mais ou menos organizados.
Solidariedade Mecânica
O que é?
Sociedade que possui divisão de trabalho, mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica; indivíduos diferentes, possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. A coesão resultante dessa solidariedade é mais forte. É dependente da sociedade, porque é dependente das partes que a compõem.
Em resumo, as diferenças entre as solidariedades orgânica e mecânica:
Anomia
Conceito
Para a psicologia e a sociologia, a anomia é o conjunto de situações que resultam da carência/ausência de normas sociais ou da sua degradação. O conceito também pode fazer referência à ausência de lei ou ao distúrbio da linguagem que impede de chamar as coisas pelo seu nome (dicção patológica).
Noutros termos, a anomia é, para as ciências sociais, a incapacidade da estrutura social em proporcionar a certas pessoas aquilo de que precisam para superarem as metas e os desafios da sociedade. Por isso, a anomia oferece uma explicação sobre a conduta desviante.
Em termos concretos, a anomia diz respeito a um desvio ou uma ruptura das normas sociais, mas não das leis: quando alguém desobedece às leis, está a cometer um delito. Os grupos