Solidariedade Mecanica
A solidariedade mecânica considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimindo – por assim dizer – a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos. Necessidade de um conjunto de crenças e sentimentos comuns a todos os membros mais ou menos organizado. Sociedades em que não há divisão do trabalho, ou seja, sociedades consideradas primitivas ou pré-capitalistas, como clãs e tribos.
Solidariedade Orgânica
Sociedade que possui divisão de trabalho, mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica; indivíduos diferentes, possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. A coesão resultante dessa solidariedade é mais forte. É dependente da sociedade, porque é dependente das partes que a compõem. O progressivo crescimento da solidariedade orgânica está ligado a diversidade de valores sociais, a consciência coletiva perde espaço quando os indivíduos expressam interesses diferentes. À medida que a consciência coletiva se afrouxa, os indivíduos passam a não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais,dando espaço à consciência individual que expressa o que temos de pessoal e distinto. Esse crescimento é evidenciado nas sociedades modernas, em especial nas sociedades complexas capitalistas.
Solidariedade mecânica e orgânica
A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.
A Solidariedade Mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros da sociedade em que domina a Solidariedade Mecânica estão unidos por laços de parentesco.