Soldagem
2) Soldagem são a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material.
3) Zona de união das peças, a solda é um processo manual ou mecânico que se utiliza ou não do calor e da pressão, ou ainda, que recorre à combinação de ambas usando temperaturas com ou sem uso de pressão, ou com uma combinação das duas.
4) Existem dois tipos: o eletrodo revestido ou sem revestimento.
5) O núcleo é a parte metálica do eletrodo que serve como material de deposição.
6) Um eletrodo estirado ou laminado, seu uso é limitado pela alta absorção de oxigênio e nitrogênio do ar e instabilidade de seu arco.
7) Denominamos de corrente elétrica os movimentos ordenados de cargas elétricas através de um corpo. Tipos: corrente contínua (+-) e corrente alternada (~).
8) Tensão elétrica é a força que movimenta as cargas através de um corpo e que tem como unidade o volt, que é representado pela letra V.
9) A tensão faz com que a corrente elétrica prossiga circulando, mesmo depois que o eletrodo é afastado da peça fazendo com que o arco elétrico se mantenha. O arco produz alta temperatura, fundindo o material do eletrodo e da peça, formando a solda.
10) São considerados perigosos os raios, a luminosidade, as altas temperaturas e os respingos lançados durante a soldagem. Dos raios emitidos durante a soldagem os mais nocivos são: Raios ultravioletas e infravermelhos são invisíveis.
11) É o fenômeno físico produzido pela passagem de uma corrente elétrica, através de uma atmosfera gasosa, gerando-se nesta zona, alta temperatura, que é aproveitada como fonte de calor em