Soldagem
1
As superfícies metálicas estão normalmente recobertas por camadas de óxidos, umidade, gordura, poeira, etc, o que impede um contato real entre as superfícies, prevenindo a formação da solda.
4
5
Equipamentos de proteção individual
EPI´s:
Avental de couro;
Manga de couro;
Luva de couro;
Polainas de couro;
Sapatos de couro;
Touca de couro;
Óculos;
Ombreira de couro;
Máscara.
6
A soldagem de fricção (Friction Welding, FW) é um processo que utiliza energia mecânica, em geral associada com a rotação de uma peça, para a geração de calor na região da junta a ser soldada. Após o aquecimento adequado da junta, a peças são pressionadas para a formação da junta.
9
10
Eletrodo Revestido
12
...E o que é Arco Elétrico?
A energia elétrica se caracteriza pelo movimento ordenado de elétrons e sendo assim podemos dizer que o arco elétrico é a propagação destes elétrons no ar em direção ao pólo oposto, desprendendo luz e calor intensos.
Na soldagem o arco elétrico promove o aquecimento e posterior fusão das partes a serem soldadas.
Eletrodo Revestido
A Soldagem a Arco Gás-Tungstênio (Gas Tungsten Arc
Welding - GTAW) ou, como é mais conhecida no Brasil, TIG
(Tungsten Inert Gas) é um processo no qual a união é obtida pelo aquecimento dos materiais por um arco estabelecido entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça. A proteção do eletrodo e da zona da solda é feita por um gás inerte, normalmente o argônio, ou mistura de gases inertes (Ar e He). Metal de adição pode ser utilizado ou não.
16
17
18
Solda a Gás
A soldagem oxi-gás (Oxifuel Welding, OFW) processo de soldagem que utiliza o calor produzido por uma chama de combustível gasoso e oxigênio para fundir o metal de base e, se usado, o metal de adição. O processo é usado principalmente na forma manual.
Solda a Gás
20
Solda a Gás
21
22
23
24