Soldagem
AULA TEÓRICA – SALA DE AULA
AULA PRÁTICA – LABORATÓRIO
TRABALHOS – SALA DE AULA E BIBLIOTECA
APRESENTAÇÕES DE FILMES
AVALIAÇÕES
METALURGIA – SOLDAGEM II
INTRODUÇÃO
TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM
METALURGIA DA SOLDAGEM
SOLDABILIDADE DOS METAIS
CONTROLE DA QUALIDADE NA SOLDAGEM
PROCESSO TIG
PROCESSO MIG / MAG
PROCESSO ARCO SUBMERSO
SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA
NORMAS TÉCNICAS
NORMAS AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO: Conceito de Soldagem;
REVISÃO: Processo de Soldagem com Eletrodo Revestido;
INTRODUÇÃO: Conceitos dos
Processos de Soldagem: Arco
Submerso, TIG, MIG/MAG, Arame
Tubular, Eletro-escória, Fricção, Feixe de Elétrons, Laser e Plasma.
INTRODUÇÃO
A soldagem está intimamente ligada às mais importantes atividades industriais que existem no mundo moderno: construção naval, ferroviária, aeronáutica e automobilística, caldeiraria, construção civil metálica, indústria metalúrgica, mecânica e elétrica. Na verdade, é rara, se é que existe, a indústria que pode prescindir da soldagem como processo de produção ou de manutenção.
INTRODUÇÃO
A soldagem como técnica e o conhecimento tecnológico a ela relacionado estão estreitamente ligados ao avanço das ciências como a física, a química, a eletricidade e a eletrônica. Avanços na metalurgia também obrigam a soldagem a procurar novas técnicas e materiais que sejam compatíveis com as novas ligas criadas. Portanto, é um processo que, apesar de importantíssimo, teve seu maior avanço nos últimos 100 anos.
INTRODUÇÃO
Então, ter conhecimento profundo sobre soldagem implica em ter conhecimentos sobre diversas áreas como a metalurgia, a mecânica, a eletrotécnica, a eletrônica, a resistência dos materiais e ciências como a física e a química.
INTRODUÇÃO
SOLDAGEM é o "processo de união de materiais usado para obter a coalescência (união) localizada de metais e não-metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou
sem