soldagem
As operações de soldagem e corte a quente somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados.
Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilização de eletrodos revestidos.
O dispositivo usado para manusear eletrodos deve ter isolamento adequado à corrente usada, a fim de se evitar a formação de arco elétrico ou choques no operador.
Nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória a utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos. O material utilizado nesta proteção deve ser do tipo incombustível.
Nas operações de soldagem ou corte a quente de vasilhame, recipiente, tanque ou similar, que envolvam geração de gases confinados ou semiconfinados, é obrigatória a adoção de medidas preventivas adicionais como procedimentos específicos de ventilação e trabalho, com o uso eventual de capacetes ou máscaras especiais para eliminar riscos de explosão e intoxicação do trabalhador, conforme mencionado no item 18.20 - locais confinados.
As mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas na saída do cilindro e chegada do maçarico.
É proibida a presença de substâncias inflamáveis e/ou explosivas próximo às garrafas de o2 (oxigênio). Os equipamentos de soldagem elétrica devem ser aterrados.
Os fios condutores dos equipamentos, as pinças ou os alicates de soldagem devem ser mantidos longe de locais com óleo, graxa ou umidade, e devem ser deixados em descanso sobre superfícies isolantes.
Camila Soldagem oxiacetilênicaO QUE É
É UM PROCESSO DE SOLDAGEM A GÁS NO QUAL O CALOR NECESSÁRIO PARA SOLDAGEM É OBTIDO ATRAVÉS DA CHAMA PRODUZIDA PELA COMBUSTÃO DE ACETILENO COM O OXIGÊNIO.
Função
ESTE PROCESSO É ADEQUADO À SOLDAGEM DE CHAPAS FINAS, TUBOS DE PEQUENO DIÂMETRO E TAMBÉM PARA A SOLDAGEM DE REPARO.