Soldagem
OBJETIVO DO TRABALHO
Um dos objetivos deste trabalho é tratar sobre o assunto soldagem, os conceitos fundamentais da soldagem, tipos de soldagem, evolução da solda e os processos de soldagem Eletrodo revestido, TIG, Plasma, Mig e Mag. Outo objetivo do trabalho é também ampliar o conhecimento sobre o assunto soldagem através da visita a sites. Este conteúdo foi trabalhado na disciplina de Mecânica.
SOLDAGEM
A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.
Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material. A soldagem não ocorre tão facilmente pois a aproximação das superfícies a distâncias suficientes para a criação de ligações químicas entre os seus átomos é dificultada pela rugosidade microscópica e camadas de óxido, umidade, gordura, poeira e outros contaminantes existentes em toda superfície metálica.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Material de Base: É o material que constitui as partes a unir.
Material de Adição: É o material que será usado como enchimento no processo de soldagem (da mesma natureza do das partes), capaz de preencher as folgas entre as superfícies a unir. O material adicional é de mesma natureza das partes e será usado para assegurar a continuidade de propriedades no caso da soldagem por fusão, de chapas ou peças relativamente espessas. Ele preencherá a folga entre as