Soldagem
Nesse trabalho iremos mostrar um estudo sobre soldagem por TIG (Tungsten Inert Gas).
Iremos montar copos de prova para ensaio de tração, analise metalografia onde serão aplicadas técnicas de micrografia, macro grafia e análise de dureza.
Nesses ensaios iremos observar as imperfeições da solda, do material e sua resistência à tração.
Soldagem TIG
Soldagem TIG (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual faz-se o acréscimo ou não de um metal de adição, normalmente na forma de um arame relativamente fino. O processo também é conhecido em inglês como Gas Tungsten Arc Welding (GTAW).
Surgiu uma necessidade de disponibilidade de processos eficientes de soldagem para materiais difíceis, como o alumínio e magnésio, principalmente naindústria aeroespacial e de aviação. Assim, com o seu aperfeiçoamento, surgiu um processo de alta qualidade e relativo baixo custo, de uso em aplicações diversas.
O processo manual de soldagem TIG é considerado um dos mais difíceis de todos os processos comuns utilizados pela indústria devido à necessidade de destreza do operador para manter um pequeno arco e prevenir que o eletrodo não encoste com a peça de trabalho. A utilização de duas mãos dificulta ainda mais o processo (uma mão segura a tocha de soldagem, outra, o arame do metal de adição). O Gás de proteção utilizado é o Argônio ou Hélio ou a mistura dos dois.
Observação: Diferentemente dos processos MIG/MAG, não existe soldagem com eletrodo de tungstênio em atmosfera não protetora, ou "gás ativo", logo, não existe o que seja um processo "TAG". A utilização de gás ativo no processo oxidaria antes de qualquer coisa o próprio eletrodo de tungstênio. A qualidade do processo TIG é excelente, possui um ótimo acabamento do cordão de solda e excelentes propriedades mecânicas.
Vantagens
• Produz soldas de qualidade