Soldagem por fricção
Dentro do processo de solda por fricção existem duas categorias de técnicas de soldagem. A primeira técnica funde os metais de tipos diferentes, enquanto o segundo é usado com termoplásticos. Os metais podem ser fundidos através de técnicas de soldagem por fricção, como soldagem de rotação ou de soldagem por fricção linear.
A soldagem por inércia gira uma peça, enquanto a outra permanece estacionada. A pressão é aplicada e a peça rotativa aproxima-se gradualmente da parte metálica que está parada. Quando há o atrito entre ambas as partes, o calor e a pressão causam uma forte ligação para formar um só material. A soldagem linear segue o mesmo processo, mas a peça é friccionada de cima para baixo, em vez de girar em um eixo fixo.
Em termoplásticos, soldagem por fricção pode unir um plástico e um metal. Esta é uma maneira útil de conectar dois materiais que não possam ser unidos através de métodos tradicionais de soldagem. Os óculos são um exemplo bem fácil e comum de aplicação de solda em termoplásticos. As armações de óculos de plástico podem se conectar com as dobradiças de metal por meio de um processo de soldagem por atrito. Isto seria difícil de alcançar sem a solda por atrito devido ao fato de que o metal e o plástico apresentam pontos de fusão diferentes.
A soldagem orbital por fricção e