soldagem oxiacetilenica
“Rede de Ensino CEDTEC”
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
JULIMAYCON CARRAFA DE ARAUJO
Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica no Brasil
SERRA-ES
21 DE SETEMBRO DE 2014
JULIMAYCON CARRAFA DE ARAUJO
Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica no Brasil
Trabalho apresentando à disciplina de Eletricidade do curso técnico em Mecânica, como requisito para avaliação.
Geração
O modelo brasileiro de geração de energia elétrica é essencialmente hidrelétrico. Mais de 75% da capacidade de geração nacional é composta por usinas hidrelétricas de grande e médio porte e Pequenas Centrais Hidrelétricas. A predominância deste modelo se justifica pela existência de grandes rios de planalto, alimentados por chuvas tropicais abundantes que constituem uma das maiores reservas de água doce do mundo.
Existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas para atender à necessidade de expansão da oferta no Brasil, notadamente hidrelétrica, eólica, biomassa, gás natural, carvão, óleo combustível e nuclear. A energia gerada a partir de PCHs e Usinas Movidas a Biomassa, demonstraram nos últimos ano um custo de geração competitivo quando comparadas com a energia gerada pelas demais alternativas. A energia eólica apresenta um significativo potencial para expansão, quando comparada às demais fontes, devido ao elevado potencial eólico do País, além disto, o custo dos equipamentos de geração eólica aumentaram sua competitividade no Brasil.
A atual tendência global de foco em sustentabilidade e em formas limpas de geração de energia nos leva a crer que a geração de energia de fontes renováveis irá crescer, de forma a gradualmente reduzir a participação das fontes não-renováveis na matriz energética brasileira. A combinação de preços de energia em alta, incentivos especiais, redução de