Soldagem Aplicada à Engenharia de Produção
Soldagem Subaquática
Introdução
A soldagem e o corte subaquáticos são processos únicos, por serem realizados em ambiente submerso tem sido superadas devido ao grande interesse existente em trabalhos no mar por parte da indústria do petróleo a baixa qualidade das juntas soldadas e a repetibilidade questionável imagem Figura 1 – Soldagem subaquática úmida para reparos em componentes de estruturas offshore. Estrutura danificada (a) e estrutura após o reparo (b).
Classificação das Soldagens Subaquáticas
Soldagem Úmida - Neste processo, tanto a peça de trabalho como o soldador tem contato direto com a água.
Soldagem Seca Localizada - O volume contendo o arco e a região a ser soldada, no todo ou em parte, é separado da água por meio de um pequeno envoltório cheio de gás, a pressão ambiente.
Soldagem em Caixa Seca - Esta montagem remove a água de uma região bem maior que no caso anterior. É realizada em uma câmara preenchida com um gás.
Câmara de Soldagem - A soldagem é realizada em uma câmara, a pressão de 1 atm
Soldagem em Habitat ou Hiperbárica - A área de solda é completamente isolada da água, mas se encontra na pressão do local correspondente a altura da coluna de água.
Hiperbárica
- A câmara é normalmente construída em aço, mas qualquer outro material adequado pode ser utilizado. O tamanho e a configuração da câmara são determinados pelas dimensões e pela geometria da área que deve ser envolvida para a soldagem.
Imagem 2
Figura 2 – Câmara de soldagem para reparos estruturais em membrosestruturais que se interceptam (a) e para reparos em tubulações (b).
- As variáveis essenciais que são inerentes a soldagem subaquática hiperbárica a seco resultam do ambiente, profundidade e pressão.
Imagem3
Figura 3 – Câmara Hiperbárica Seca
- Os problemas ambientais dos mergulhadores podem ser minimizados com a utilização de bons equipamentos, planejamento adequado e suporte para mergulho.
- o aumento na