capitalismo
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do 3º ano do ensino médio regular da turma 304 para obtenção de nota do 1º bimestre na disciplina de História;
Orientação: Professor Izaias
Sumário
Introdução 4
1. A crise do capitalismo 5
1.1 Crash da Bolsa de Valores de Nova York 5
1.2 New Deal 6
2. Regimes totalitários 6 2.1 Tipos de socialismo 7 2.2 Conceitos a partir do pensamento dos Marxistas e do próprio governo comunista.....................................................................................................................8
3. Conclusão 11
4. Referências Bibliográficas 12
Introdução
O trabalho de pesquisa realizado tem como objetivo aprofundar-se sobre a causa da crise do capitalismo em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores, e apresentar os regimes totalitários da época.
1. A crise do capitalismo
A crise da economia norte-americana, em 1929, ofereceu uma grande ameaça ao sistema capitalista. Durante o início do século XX, os Estados Unidos transformaram-se no grande paradigma de consumo e prosperidade material do mundo. Nações inteiras tinham sua balança comercial arraigada na onda de consumo e na concessão de empréstimos feitos pelos cofres do Tio Sam.
No entanto, a euforia da economia veio acompanhada por uma forte onda especulativa do mercado financeiro. A esperança no lucro certo das empresas e negócios estadunidenses incentivava a população a investir sua renda na compra de ações. Ao mesmo tempo, a euforia consumista formou uma grande classe média beneficiada pela baixa dos alimentos, a concessão de crédito e o aumento salarial. Uma bela casa recheada com eletrodomésticos e um carro na garagem simbolizavam a vitória do chamado “american way of life”.
Porém, com o fim da Primeira Guerra Mundial, a euforia consumista teve de ser refreada. O