Solda
1. Objetivos: • • • Familiarizar-se com o arranjo e a operação do equipamento utilizado na soldagem manual com eletrodos revestidos. Familiarizar-se com os consumíveis utilizados e o procedimento para a seleção de parâmetro de soldagem. Familiarizar-se com a técnica operatória.
2. Revisão: A soldagem com eletrodos revestidos obtém a união das peças pelo seu aquecimento localizado com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico consumível, recoberto com um fluxo (eletrodo revestido), e as peças (figura 1). O revestimento é consumido junto com o eletrodo pelo calor do arco desempenhando uma série de funções fundamentais ao processo de soldagem como, por exemplo, a estabilização do arco, a proteção do metal fundido pela formação de escória e de gases e a adição de elementos de liga e de desoxidantes à poça de fusão.
Revestimento Alma Metal de Adição Escória Solda
Eletrodo Revestido Arco Metal de Base Poça de Fusão
Figura 1 – Região do arco na soldagem SMAW.
Os equipamentos e materiais de um posto de soldagem com eletrodos revestidos compreendem, em geral: mesa de soldagem, fonte de energia (CC ou CA) com controle do nível de corrente de soldagem, cabos, porta-eletrodo, eletrodos, ferramentas e material de segurança (figura 2). A fonte de energia pode apresentar diversas variações, em termos de projeto e características operacionais, de acordo com o seu fabricante e capacidade. Contudo, esta deve saída do tipo corrente constante com capacidade e tipo de corrente adequados para os eletrodos utilizados (figura 3). Os cabos, o porta-eletrodo e a lente de proteção também devem adequados para o nível de corrente utilizado.
Modenesi – Técnica Operatória da Soldagem SMAW - 1
Figura 2 – Equipamento para a soldagem SMAW
V
Tensão em vazio
Faixa aproximada de operação I
Figura 3 - Curvas de saída tensão (V) x corrente (I) típica de uma fonte para soldagem com eletrodos