Solda
Principais riscos para um soldador
Poluição do ar por fumos de soldagem;
Radiação visível e invisível;
Ruídos excessivos;
Choques elétricos;
Incêndios e explosões;
POLUIÇÃO DO AR POR FUMOS DE SOLDAGEM
A liberação de fumo metálico no processo de soldagem é um fato real e inevitável( fig. 1), os mesmos são liberados na fusão dos metais.
PRECAUÇÕES
Trabalhar em locais com boa ventilação;
Usar exaustores;
Usar mascaras de proteção;
RADIAÇÕES VISÍVEIS E INVISÍVEIS
As radiações emitidas pelos processos de soldagem são apresentadas de forma visível e invisível. As invisíveis são em forma de raios infravermelhos e ultravioletas. Já a visível é decorrente da luminosidade existente no arco elétrico que em conjunto com os raios invisíveis podem causar lesões nos olhos e até câncer de pele.
RUÍDOS EXCESSIVOS
Os altos índices de ruídos são comuns nos ambientes de trabalhos dos soldadores. A utilização de esmeris, lixadeiras, martelos e as próprias fontes de soldagem são vilãs da audição dos mesmos. Como forma de proteção são utilizados protetores auriculares.
CHOQUES ELÉTRICOS
Os riscos que o soldador passa por usar as fontes de correntes para a soldagem são inevitáveis, a utilização da energia elétrica é indispensável.
PRECAUÇÕES: Verificar as condições dos cabos e conectores das máquinas, não fechar o circuito com o corpo, utilizar vestimentas em raspa de couro para um bom isolamento, usar botas, não executar o trabalho se estiver molhado.
INCÊNDIOS E EXPLOSÕES
Toda a operação que gera calor e fagulhas apresentam riscos eminentes de incêndios e explosões. Pare evitar esses problemas são adotadas 5 medidas de segurança para o soldador:
Remover: Líquidos inflamáveis, papéis, tecidos, dentre outros.
Vedar: Todas as aberturas nos pisos, paredes, frestas e espaços existentes nas máquinas e equipamentos, para evitar o acumulo de fagulhas ou o deslocamento delas para outros ambientes.
Cobrir: Todas as máquinas e