solda a gás
•Oxigênio, abundante na atmosfera, utilizado “puro” no processo com função de acelerar as reações e aumentar a temperatura da chama.
•O gás combustível necessita possuir uma elevada temperatura e alta propagação de chama. Alto potencial energético e a mínima reação química com os metais de base e de adição. Dentre todos os gases combustíveis, o mais usado é o acetileno, pois supre todas as necessidades do item anterior, e em presença de oxigênio puro atinge aprocimadamente 3200°C em sua combustãoA soldagem pelo processo oxi-gás, como toda solda, exige atenção e certos cuidados para prevenir acidentes, principalmente por tratar-se de um processo com gases exploxivos e altas temperaturas.
Processo que gera altas temperaturas, porem menores que outros processos, baixa velocidade de soldagem de baixo custo e de ampla apicação. Muito usado quando necessita-se de um controle de temperatura das peças. O maior uso dá-se na soldagem de manutenção
O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais. As superfícies dos chanfros dos metais de base e o material de adição, quando presente, fundirão em conjunto formando uma poça de fusão única que, após o resfriamento, se comportará como um único material. Para que ocorra a soldagem, é necessário tempo, calor e/ou pressão; com o tempo, o calor aplicado à peça fará uma fusão localizada onde, após o resfriamento, aparecerá a união dos metais; no caso da utilização de pressão, isto causa um forjamento localizado.
Todos os metais e ligas comercialmente conhecidos fundem-se em