Solda por Feixe de Eletrons
________________________________________________________________________________________
Prof. Luiz Gimenes Jr.
Engº José Pinto Ramalho
Introdução
O feixe de elétrons é uma tecnologia utilizada para processamento de materiais, utilizando o calor gerado pelo impacto dos elétrons com o material a trabalhar.
Devido às diferentes possibilidades de aplicar-se este calor sobre a peça
(convergindo-o ou espalhando-o por mecanismos óticos) tem-se diferentes formas de utilizar o feixe eletrônico; como por exemplo:
•
•
•
•
Soldagem
Corte
Tratamento superficial
Micro-usinagem
Porém, é importante destacar que, os três últimos processos não competem técnica e economicamente com os existentes para as mesmas funções. Por enquanto, o feixe de elétrons é utilizado quase que unicamente em Soldagem.
Embora já se tenha o conhecimento da teoria do bombardeamento eletrônico há anos, a utilização do processo necessitou aguardar um maior desenvolvimento da área de vácuo, pois este é necessário para evitar a dispersão do feixe, e com isto, dar maior penetração à Soldagem, pois esta foi a primeira utilização do processo.
O processo veio a desenvolver-se, juntamente com a técnica de vácuo, no início da época das construções nucleares (anos 50), quando se precisou soldar materiais reativos (Ti,Zr), e se teve problemas de oxidação.
Como os elétrons podem ser projetados no vácuo, resolveu-se assim o problema, passando-se a fazer as Soldagens em câmaras de vácuo. Com isto, obteve-se
Soldagens com:
•
•
•
Zonas fundidas muito estreitas,
Livres de oxidações devido a serem feitas em vácuo, e
Zonas termicamente afetadas (ZTA) reduzidas em conseqüência da grande convergência do feixe. Esta grande convergência resultará em uma interação feixe/matéria diferente das interações que temos quando soldamos com os processos convencionais.
____________________________________________________________________________________
www.infosolda.com.br/download/61deb.pdf
página 1
Feixe de