Solda por Brasagem
1.1. Definição de brasagem
Alguns autores consideram que o processo de brasagem é distinto do processo de soldagem já que a temperatura de trabalho na brasagem é menor, nós consideraremos a brasagem como um processo que pode ser usado para a soldagem, acabamento ou somente para a deposição de material através de aquecimento; esse processo tem por objetivo a união, a deposição ou o revestimento de metais de com o auxílio de um metal de adição, esse metal de adição é, por definição, diferente do metal de base porém com algumas características semelhantes, é a essa adição de um metal em outro que dá-se o nome de brasagem. Esse aumento de temperatura que causará a fusão pode ser através de um meio fluxante e um gás de proteção de brasagem. Esse meio fluxante é um material, geralmente não metálico, disposto entre os metais que serão brasados e que confere melhores características na zona que receberá a solda.
Ao contrário da soldagem de dois materiais iguais, como por exemplo a solda por resistência elétrica, o material de adição ou de brasagem é diferente e tem geralmente um ponto de fusão mais baixo do que o material de base que está sendo soldado, isso faz com que o material de base não tenha sua forma geométrica danificada, pois, temperatura solidus desse material não é atingida.
Estes metais de adição utilizados na brasagem podem ser ligas metálicas, estas ligas possuem em seus constituintes materiais que auxiliam no ligamento entre o metal de base e o metal de adição e também ligantes com características mecânicas propícias. As formas vendidas comercialmente mais comuns dos metais de adição são em forma de varetas, mas também existem no formato de chapas, peças conformadas, fitas, arames, peças fundidas, barras, pós ou pastas.
A figura mostra um processo comum de brasagem por aquecimento através do maçarico, na qual, o metal de adição está na forma de uma vareta. Figura 1: Brasagem com metal de adição no formato de vareta.
1.2 O