Solda eletrônica
EM
ELETRICIDADE
A eletricidade está presente nas nossas vidas, em praticamente tudo o que fazemos, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada, quando utilizamos a televisão e por ai vai, centenas de maravilhas que a eletricidade pode nos proporcionar, mais tem também os riscos que estão sempre presentes e que irei falar a respeito desse assunto. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior frequência e os que trazem as mais graves consequências para o ser humano. As pessoas devem ser informadas sobre os riscos a que se expõem pelas normas de segurança assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.
43% dos acidentes ocorrem na residência
30% nas empresas
27% não foram especificados.
As atividades com eletricidade apresentam os seguintes riscos a seus usuários:
a) Choque Elétrico b) Danos econômicos (incêndio, explosões ).
Choque Elétrico
Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. Dependendo das condições e intensidades da corrente podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte. Até chegar de fato a morte existem estágios e outras consequências que veremos adiante. Os tipos mais prováveis de choque elétrico são aqueles que a corrente elétrica circula da palma de uma das mãos à palma da outra mão, ou da palma da mão até a ponta do pé.
Existem 3 categorias de choque elétrico:
1) Choque produzido por contato com circuito energizado.
surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação, dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. As consequências podem ser pequenas contrações ou até lesões irreparáveis.
2) Choque produzido por contato com corpo eletrizado
É produzido por eletricidade