Relatório Solda Estanho
TÉCNICAS DE SOLDAGEM
SUMÁRIO
1 OBJETIVO
Verificar e identificar a qualidade da solda. Comparando os tipos de solda eletrônica.
Desenvolver a habilidade em soldar componentes eletrônicos e condutores elétricos.
2 INTRODUÇÃO
O termo “solda” na eletrônica é utilizado para denominar uma subtância metálica que pode ser derretida, para unir peças metálicas. A solda é se suma importância na eletrônica, pois na montagem de circuitos necessitamos “unir” os componentes, para que as peças, em conjunto, se transformem em equipamentos diversos.
A junção dos componentes eletrônicos é necessária, pois cada um possui uma característica especifica. Portanto, a solda necessita de uma atenção especial na hora da confecção de um projeto, pois a sua utilização é necessária para a execução e manutenção de circuitos eletrônicos. Dentre os diversos tipos de solda o técnico deve escolher aquela que seja mais apropriada para o exercícios de suas atividades profissionais.
A solda utilizada na eletrônica geralmente é composta de dois elementos: Estanho e Chumbo. Como são ferrosos não enferrujam como outros metais, sendo assim mais confiáveis. A combinação de Chumbo com Estanho é devido as esses matérias terem características semelhantes e o Chumbo ser mais barato, resultando um material barato é perfeito para uma boa soldagem.
3 LISTA DE MATERIAL E EQUIPAMENTOS
MATERIAIS
QUANTIDADE
Ferro de Solva 30W
1
Alicate de Corte
1
Alicate Universal
1
Resistores
2
Fios Condutores 2,5mm
2
Placa Circuito Impresso
1
Solda Estanho Verde (40/60)
1
Solda Estanho Azul (60/40)
1
Fita de auta fusão
1
Fita Isolante
1
4 DESENVOLVIMENTO
Inicialmente, esquentamos o local da placa de circuito impresso onde irá receber as soldas. Então, fizemos dois pingos de solda com a solda azul e dois pingos de solda com a solda verde na placa de circuito impresso.