Solda automatica
Automação Industrial
Tema do Trabalho: Soldagem Automática
Alunos: Fabrine da Silva dos Santos Professor: Humberto Accioly
Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2013.
INTRODUÇÃO:
A necessidade em aumentar a produtividade, superar a escassez de trabalho qualificado e o aumento crescente das exigências de segurança elevaram a demanda pela automação, superando assim, muitos dos problemas do dia a dia da soldagem. Dependendo da necessidade de uma organização, baseado nos processos de soldagem, material, tamanho e geometria do produto o grau de automatização escolhido pode ser maior ou menor.
Desde a aceitação da soldagem como um método de fabricação, para a produção de componentes críticos, tem se mecanizado o processo, com o intuito de aumentar a produtividade, reduzir a fadiga no trabalho e para operar com sucesso em ambientes perigosos. Isto resultou no desenvolvimento de inovações, como a solda por gravidade, oxiacetileno, a mecanização da solda a arco usando eletrodo revestido (SMAW).
SOLDAGEM TIG:
Trata-se do processo de soldagem com arco, em que a união é produzida pelo calor do arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. A proteção contra contaminação pela atmosfera é realizada por uma nuvem de gás inerte aplicado por um bocal junto ao eletrodo.
O processo TIG é mais adequado para soldar ligas não ferrosas e juntas que precisem de bom acabamento na raiz. Aplicável à maioria dos metais e suas ligas numa ampla faixa de espessuras, é um processo bastante utilizado nas ligas de alumínio, magnésio, titânio e aços inoxidáveis, permite a soldagem sem utilização