Solaris
Nos anos 80, o sistema Unix tornou-se popular entre pesquisadores e usuários comerciais. Tanto que várias versões do sistema foram desenvolvidas. A Sun inclusive foi fundada nessa época e fez também a sua versão do Unix, o SunOS. Nessa época, viu-se a necessidade de unificar as várias versões de sistemas Unix existentes com a intenção de torná-lo realmente um sistema aberto padrão.
Com o comprometimento de vários fabricantes em adotá-lo, foi desenvolvido um Unix único, conhecido como System V Release 4, aproveitando o que havia de melhor e cadê linha.
Já baseado nesse novo sistema, a Sun lança o SunOS 5.x, e em 1992, surge a surge a primeira versão do Solaris, que era muito semelhante ao SunOS.
Um exemplo de uso do Solaris é no Banco do Brasil como plataforma para gerenciamento de redes mediante um software de mapas que controla o funcionamento e desempenho de seus equipamentos.
Interface gráfica Gnome do Solaris.
Os Maiores Benefícios do Solaris (segundo a Oracle)
1 - Ampla escalabilidade
O Solaris é escalável para acomodar tráfego intenso de rede, grandes conjuntos de dados e processos exigentes de computação no intuito de atender a necessidades crescentes dos negócios, e fornece os fundamentos para a expansão fácil de um ambiente computacional.
2 - Menor custo de propriedade
O Solaris oferece a confiabilidade, a disponibilidade e a facilidade de manutenção características de data centers por uma fração do custo de um grande computador.
3 - Escalabilidade reativa
O Soalris permite