Contabilidade
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG
Campus Avançado de Patu
Departamento de Ciências Contábeis
RAIANE FANUELLY DE OLIVEIRA MEDEIROS
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Costuma-se denominar a Psicologia de ciência “biossocial” porque ela se relaciona principalmente com a Biologia e com as Ciências Sociais. Para Wundt, o objeto da Psicologia era a análise da experiência consciente nos seus componentes básicos e a determinação dos princípios pelos quais estes elementos simples se relacionam para formar a experiência complexa. Apesar de ser o comportamento humano o seu principal interesse, a psicologia também estuda o comportamento animal, com o objetivo de, através dele, melhor compreender o comportamento humano. A Psicologia usa métodos científicos rigorosos e também, como qualquer outra ciência, procura entender, predizer e controlar os fenômenos que estuda, neste caso, os comportamentos.
Behaviorismo
O criador do Behaviorismo foi John B. Watson, ele afirmava que a única fonte de dados sobre o homem era o seu comportamento, o que as pessoas faziam e o que diziam, também afirmava que a principal responsável pelas mudanças observáveis no comportamento humano com o aumento da idade é a aprendizagem.
O behaviorismo propõe uma Psicologia basicamente experimental, e os temas da aprendizagem e da motivação devem a ele o seu grande desenvolvimento.
Watson, postulando o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando. Um objeto observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos.
O behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento, na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre, assim chegando aos conceitos de estimulo e resposta. Que são,