Sol, nossa fonte de energia
Os antigos cultuavam o Sol como um deus doador de vida. A ciência não vê no Sol uma divindade, mas também considera o astro-rei como a fonte de quase toda a energia que usamos na Terra, inclusive aquela que nos mantêm vivos.
O Sol é a estrela ao redor da qual giram a Terra e os demais planetas de nosso sistema. Possui forma esférica e densidade média de, aproximadamente, 1,4 grama por centímetro cúbico.
O Sol irradia energia que é absorvida pela Terra, que tem na radiação solar sua principal fonte de abastecimento energético 99% da energia que recebemos na Terra vem da radiação solar – o outro 1% vem das interações gravitacionais com os astros, inclusive com o próprio Sol, e de reações nucleares.
Essa radiação solar é absorvida pela Terra, podendo ficar armazenada por muito tempo, como a energia absorvida pelo carvão mineral e petróleo, ou em rios e lagos, ou mesmo ser utilizada imediatamente, como nas chamadas baterias solares.
A energia que o Sol irradia provém, principalmente, de sua parte mais central, onde a temperatura é em torno de 14 milhões de Kelvin. Essa gigantesca quantidade de energia é liberada por reação termonuclear em que quatro átomos de hidrogênio se combinam para formar um átomo de hélio (He).
Nessa reação de fusão semelhante a que ocorre quando é detonada uma bomba H – bomba termonuclear, uma determinada quantidade de matéria é transformada em energia. Isso significa que o Sol continuamente está perdendo massa algo em torno de 1.000.000 de toneladas por segundo. Esse valor, se comparado à sua massa total, é insignificante, ou seja, ainda durante milhões de anos ele poderá continuar a perder massa sem que isso signifique uma alteração considerável.
Como o Sol é esférico, emana energia em todas as direções e sentidos no espaço.
Aqui na Terra recebemos uma pequena porção dessa energia um bilinésimo da energia total emitida, principalmente sob forma de luz visível e ultravioleta também de infravermelho,