Energia solar
Tamanho da fonte: a- A+
A Energia Solar e sua Utilidade
RESUMO
O sol é a fonte de energia com maior poder de aproveitamento que nós temos. A energia solar é aproveitada pela natureza desde quando as primeiras plantas fotossintetizantes surgiram na Terra.
Por minuto, o sol irradia sobre a Terra uma quantidade de energia suficiente para suprir totalmente a demanda mundial por um ano.
O homem começou utilizando a energia solar principalmente como fonte de calor e após muitos anos de estudo conseguiu transformá-la diretamente em energia elétrica. Nos últimos vinte anos a tecnologia para a captação de energia solar avançou de forma incrível.
Grande parte da luz recebida pela Terra é refratada pela atmosfera e acaba sendo dispensada. Mesmo assim, a quantidade de energia que atinge o solo continua sendo muito grande, podendo ser estimada em 1000 watts por metro quadrado.
Hoje em dia, a energia solar é utilizada basicamente para duas finalidades; aquecimento e geração de energia elétrica.
A primeira forma de utilização se baseia em princípios da Termodinâmica para aquecer água ou ar; já na Segunda forma, é utilizado o principio fotovoltaico.
1 – INTRODUÇÃO
O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia são, em última instância, derivadas da energia do Sol.
É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a conseqüente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão e gás natural