Soja
O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.
Índice
1 Cultivo 1.1 Beneficiamento 1.2 Transgênese 2 Composição Química 3 Produção 3.1 Mundo 3.2 Brasil 4 Valor Nutricional 5 Nódulos radiculares 6 Avaliação Sensorial de Preparações com Soja 7 Ver também 8 Referências 9 Ligações externas
Cultivo
Beneficiamento
O processo de beneficiamento da soja inicia-se com o esmagamento dos grãos, no qual basicamente se separa o óleo bruto (aproximadamente 20% do conteúdo do grão) do farelo, utilizado largamente como ração animal.
O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível.
Transgênese
A soja é uma das plantações que estão sendo geneticamente modificadas em larga escala, e a sojatransgênica está sendo utilizada em um número crescente de produtos.[carece de fontes] Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial étransgênica.[carece de fontes] Cerca de 80% de toda a soja cultivada mundialmente é utilizada para alimentar animais para consumo humano em vez de ser consumida directamente pelos humanos.[2] A Monsanto é a empresa líder na soja geneticamente modificada.
Composição Química
Silva et al. (2006)[3] avaliaram a composição química e o valor proteico do resíduo de soja, subproduto do processo de extração do óleo de soja. A composição