Softwares Na Topografia
Introdução do Assunto
A automatização dos métodos de cálculos para levantamentos topográficos facilitaram as atividades de escritório, entretanto existe a necessidade de conhecer qual a metodologia utilizada nos algoritmos inseridos nos aplicativos disponíveis no mercado das geotecnologias e, qual o nível de significância de seus resultados em relação ao posicionamento e sua qualidade.
Sabe-se que as observações conduzidas pelo homem caracterizam-se pela constante presença de “erros de medida”. Esses erros não são apenas decorrentes de falhas humanas (erros grosseiros), mas também das imperfeições dos equipamentos e da influência das condições ambientais locais (erros sistemáticos).
Retirados esses erros, as observações ainda continuam a mostrar imperfeições, caracterizando os “erros acidentais”. Neste caso, a aplicação de métodos voltados ao “ajustamento de observações” tenta minimizar tais erros, determinando os resultados mais prováveis de cada medida e estimando a precisão de cada observação.
As medições obtidas num levantamento de campo ao serem processadas em diferentes aplicativos topográficos, podem apresentar significativa discrepância entre seus resultados, caracterizando diferentes métodos de cálculo e de ajustamento. Assim, os aplicativos disponibilizados no mercado devem atentar à necessidade de ter em seu algoritmo um método, ou métodos, de ajustamento das observações.
Hoje no mercado existem diversos softwares topográficos para cada situação, mas temos que observar que cada equipamento tem suas limitações, existem outros com tecnologia mais sofisticadas, onde se pode minimizar drasticamente os erros e ter um resultado mais próximo a realidade.
Para a Engenharia Civil as informações geográficas têm importância fundamental, seja da maneira tradicional, com uso de levantamentos plani-altimétricos ou com o os Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Mesmo as informações adquiridas através da mensuração (topografia,