Educação Física escolar e as relações raciais e gênero: uma relação possível
Supervisão: Profª Drª Cláudia Goulart
Tutora: Márcia Xavier Mota
Estudante: Eliandson dos Santos Soares
Polo: Duas Estradas
RESENHA
CORSINO, Luciano Nascimento. . Educação Física escolar e as relações raciais e gênero: uma relação possível. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. ENDIPE, 2012.
Luciano Nascimento Corsino possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e cursa doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É autor do livro "O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar" (Cortez, 2012), membro associado ao International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Feminismo - UFJF e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude - VIOLAR/UNICAMP.
O texto relata os resultados de pesquisa realizada na Escola Estadual de São Paulo. A pesquisa foi concluída por 80 horas de observação de aulas em turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo a identificação de como são as relações de gênero e questões raciais durante as aulas de Educação Física.
No entanto se concluiu que as relações de gênero, nas aulas de Educação Física da Escola observada, fortalecem as diferenças hierarquizadas e que estão intimamente relacionadas ao modo como os professores lidam com os alunos e alunas, com as maneiras como os professores separam ou misturam meninas e meninos e com a sistematização e escolha dos