Império Romano
Daniel Tescaro Cobo
Império
Romano
Araçatuba, 2015
Introdução
Neste trabalho serão apresentados dados relacionados ao estudo do Império Romano desde o seu início em 27 a.C. até o seu fim em 1453 d.C.. Sendo abordada toda a sua abrangência territorial e social com uma análise final sobre a decadência do Império e as suas causas. É importante ressaltar que todos os dados contidos nesse documento são de fontes confiáveis e até o momento em que foi escrito estão atualizados, levando em conta que novos dados podem ser descobertos em relação ao que está aqui documentado. Principais fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano http://www.suapesquisa.com/imperioromano/ http://www.infoescola.com/historia/imperio-romano/ Resumo
O Império Romano foi o maior Império de todos os tempos, não somente pelo seu tamanho em área, mas também devido ao fato de que ele influenciou muitas coisas na nossa sociedade atual.
Existem duas versões para se explicar como se iniciou o Império Romano, a versão mitológica que se baseia na história dos irmãos Rômulo e Remo, os quais abandonados pelos pais foram criados por uma loba e alguns anos mais tarde fundaram Roma que se tornaria a capital do Império. Há também a versão histórica que alega que o Império Romano foi fundado pela junção dos povos gregos, etruscos e italiotas.
Grande parte da cultura que temos hoje em dia vem do Império Romano, por exemplo, nossa língua que é derivada do latim, os nossos numerais, grande parte do nosso conhecimento sobre direito político, a organização social, entre outros aspectos.
Por conta disso há uma importância e valorização do Império Romano, o que nos leva a ter de estuda-lo para que possamos entender como surgiu a organização da nossa sociedade.
Terras conquistadas pelo Império Romano em seu ápice
Organização Social
A sociedade no Império Romano era bem marcada e dividida nas seguintes classes sociais: patrícios, plebeus, clientes, escravos e libertos.
Os patrícios