Softwares Educacionais
O que são?
Os software educativos são software pensados, programados e implementados com objetivos educativos – fora e dentro da escola.
Na escola, o uso do computador deve ter como objetivos promover a aprendizagem dos alunos e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que eles participem da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o processo de aprendizagem dos mesmos. A seleção do software deve ser feita pelo indivíduo que está em contato direto com o processo ensino e aprendizagem – o professor da disciplina, pois é ele quem vai identificar atributos para as suas necessidades como: compatibilidade com os conteúdos e contextos abordados, faixa etária e objetivos educacionais.
Podemos classificar a qualidade de software em externa e interna. A qualidade externa é visível aos usuários e a qualidade interna é a qualidade pertinente aos desenvolvedores do programa. Podemos, então, dizer que a qualidade pode ser mediada durante o processo de engenharia de software e depois do software estar pronto. É necessário para avaliar a qualidade de um software o conhecimento sobre o usuário, a clientela, e os objetivos a serem atingidos, bem como, a própria visão que temos de como ocorre a aprendizagem, e de como deve ser a postura do professor e alunos neste processo.
Tipos de software educativos
Segundo Valente, os software educativos podem ser classificados de acordo com seus objetivos pedagógicos. Podendo ser classificados em tutoriais, aplicativos, programação, aplicativos, exercícios e prática, multimídia e Internet, simulação, modelagem e jogos. Tutoriais - software no qual a informação é organizado de acordo com uma seqüência pedagógica particular e apresentada ao estudante, seguindo essa seqüência ou então o aprendiz pode escolher a informação que desejar. Além disso, possui, também, como características:
-pode ser considerado um livro eletrônico