softwares educacionais
Sabemos que os softwares educacionais existem antes mesmo da internet, e desde então veem auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Os softwares educacionais podem guiar o aprendizado de várias áreas diferentes, e para isto temos vários softwares e tecnologias diferentes. Podemos citar como exemplo os tutoriais, que trazem as informações em roteiro; o experimento simulado, que substitui os experimentos caros e arriscados; jogos educativos , que desenvolve concentração e autonomia.
A tecnologia educacional está avançando a cada dia, já temos muitos softwares e outras tecnologias que são aprovadas pelo Ministério da Educação - MEC para aprimorar o aprendizado dos alunos e professores. Podemos citar o Aprimora Matemática, que dispõe de ferramentas e atividades para auxiliar no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental; o Software Educacional Atlas Brasil, que por meio de um CD-ROM disponibiliza o mapa-múndi para consulta de continentes, países, estados e municípios; Software Educacional Oficina do Escritor, o qual permite que o usuário crie seus textos em diversos setores, tais como artigos, resenha, propagandas e outros. São muitas as tecnologias educacionais, o que possibilita que professores e alunos aprendam de forma mais dinâmica.
O uso de software livre é uma opção de redução de custos e ampliação de troca de conhecimentos e pensamentos, o que pode ser muito benéfico para educação, já que nesta nova era tudo é muito tecnológico e as informações são extremamente rápidas. Com o software livre o usuário pode fazer as alterações que julgar necessário, pode usá-lo para qualquer finalidade (estudo, lazer, etc), e pode distribuir cópias; sendo assim pode ser um bom aliado para a educação, pois podemos explorá-lo a fim de criar softwares educativos por exemplo.
As mudanças tecnológicas são muito rápidas, e as escolas precisam acompanhá-las. Hoje contamos com imagens de alta resolução e som de excelente qualidade,