SOFTWARES DE GESTÃO PARA LOGÍSTICA
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Administração e Finanças
SOFTWARES DE GESTÃO PARA LOGÍSTICA
Camilla Brandão Porciuncula
Prof. Ricardo Motta
Rio de Janeiro
2014
O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.
Podemos citar de antemão: O Wal-Mart, maior varejista do mundo, possui 5.000 fornecedores em todo o mundo e 3.000 lojas localizadas nos Estados Unidos, controla e gerencia suas atividades baseando-se fortemente em TI. A Souza Cruz conta com uma frota de 900 veículos para atender cerca de 200 mil clientes em todo o Brasil. Uma das ferramentas que utiliza para superar este desafio logístico é um Roteirizador, software que tem como finalidade auxiliar na obtenção da melhor rota para cada entrega. Com isso, seus veículos atingem uma eficiência de 99% e fazem em média 43 entregas por dia.
Essas medidas trazem a Tecnologia de Informação para o ambiente corporativo em todas as instâncias e a logística não fica fora disso, a TI veio para modernizar e melhorar a logística. Antigamente, o fluxo de informações se dava através de papéis, o que tornava a comunicação lenta, pouco confiável e propensa a erros. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir custos logísticos mediante sua melhor coordenação, junto a um aperfeiçoamento de serviço (menos propenso a erros) e uma melhoria da oferta de informações ao cliente.
Atualmente, três razões justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes.
Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente;