logistica e gestao de armazenagem - tecnologia da informacao - wms
“O processo de armazenagem representa, em geral, a terceira força entre os direcionadores de custos logísticos, perdendo apenas para o transporte e igualando-se à manutenção de estoques” (RAGO, 2002).
Para alcançar estes objetivos, foram criados os Sistemas de Gestão de Armazém (Warehouse Management Systems – WMS), softwares que recebem as informações pertinentes ao armazém e, de acordo com as necessidades da organização, geram respostas para uma melhor movimentação, armazenagem, separação e expedição dos produtos.
Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar a implantação de softwares WMS comparando os resultados obtidos com os resultados pretendidos pelas empresas.
1. A Logística e a Gestão de Armazenagem
“A logística é a última fronteira do trabalho de redução de custos, a plataforma para a modernização das empresas, constituindo-se em promotora do desenvolvimento de negócios” (MOURA, 2002).
Sendo a redução de custos e a diversificação de serviços alguns dos fatores críticos para a aquisição de vantagem competitiva, a logística vem ganhando grande destaque no planejamento estratégico empresarial. Durante a década de 90, a logística, no Brasil, passou por extraordinárias mudanças. Pode-se mesmo afirmar que passamos por um processo revolucionário, tanto em termos das práticas empresariais, quanto da eficiência, qualidade e disponibilidade da infra-estrutura de transportes e