Software
São programas utilizados para suprir problemas dos sistemas operacionais. Os utilitários permitem aos usuários realizarem tarefas, tais como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir musica. As grandes maiorias dos sistemas operacionais já possuem em diversos utilitários instalados. O programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operacional, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos. Exemplos: Formatadores, programas de backup, compactadores, desfragmentadores, antivírus e editor de textos, etc. * APLICATIVO Tem por objetivo ajudar o usuário em uma determinada tarefa. É um programa de computador que tem o objetivo o desempenho de tarefas, em geral ligadas ao processamento de dados. Qualquer programa que é instalado na máquina é chamado de aplicativo. Exemplos: Corel Draw, Photoshop, Google Chrome, dentre outros.
GNU e Freeware/Software livre * GNU
Este projeto teve inicio em 1984, idealizado por Richard Stallman, e tem como objetivo criar um sistema operacional totalmente livre, com o código fonte disponível aos programadores, e sem custos. O desenvolvimento do que mais tarde se tornou GNU/Linux, quando a Free Software Foundation iniciou o desenvolvimento de um sistema operativo livre, ao estilo Unix, chamado GNU.
A ideologia do projeto GNU é a liberdade dos usuários, de poder modificar totalmente o seu sistema ou programa. São contra a venda de softwares, e principalmente, são contra as empresas que não deixam o código fonte de seus programas disponível para quem os utiliza.
A GNU Public License (GPL) nada mais é do que uma licença criada pela Free Software Foundation baseada nas liberdades que a entidade defende. Ou seja, quando um programa possui licença GPL, significa que é, de fato, um