Software
Software pode ser definido basicamente como um conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que são essenciais para garantir o funcionamento de determinado programa. Essa sequência de comandos é interpretada pela máquina, que é direcionada a realizar as ações e tarefas planejadas no software. Considerada uma das partes mais importantes da tecnologia computacional, o software é indispensável para o funcionamento de um equipamento.
O software está diretamente relacionado ao hardware (parte física do sistema), sendo o responsável por transmitir todas as informações necessárias para que sejam realizadas as ações desejadas. Ou seja, o software é a parte lógica do sistema.
Os dois principais tipos de software são chamados de software de sistema e de aplicação. Software de sistema é algo mais complexo, que gerencia e controla as atividades de um computador e é responsável pelo funcionamento de uma máquina como um todo. Ele aloca e designa recursos de um sistema, programa a utilização desses recursos e coordena a programação das tarefas em execução, de modo que diferentes tarefas possam ser executadas ao mesmo tempo. É basicamente o sistema operacional de um computador, como Windows, IOS e Linux. Permite também a interação do usuário e a máquina a partir da visualização de uma interface gráfica.
Já software de aplicação (ou software aplicativo) tem como objetivo ajudar o usuário a realizar uma tarefa específica que ele deseja. Exemplos de softwares de aplicação existem dos mais variados, desde processadores de textos (Microsoft Word), programas de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox), planilha de cálculos (Microsoft Excel), até áreas de entretenimento (jogos, filmes). O usuário acaba interagindo mais com o software aplicativo.
Esses dois tipos de sistema de software estão diretamente ligados em uma relação de dependência. Para operar os softwares de aplicação, é necessário trabalhar por meio de um software de sistema.
O software é um