Software Livre - Solaris
A seguir, discorreremos um pouco sobre o sistema operacional Solaris, que é considerado um software livre.
O sistema operacional Solaris fo desenvolvido pela Sun Microsystems. Esse SO foi baseado nos sistemas UNIX e teve sua primeira versão o SunOS 5x. Atualmente ele encontra-se na versão 11.1 que não é mais distribuído gratuitamente, todavia uma versão chamada OpenSolaris foi criada para dar continuidade ao software gratuito.
O sistema Solaris segue as normas do padrão POSIX, com objetivo de facilitar a portabilidade de um sistema para outro.
O Solaris foi desenvolvido para o público empresarial e é um sistema operacional poderoso e robusto em suas funções.
Gerenciamento de Processos: Nesse sistema operacional, os processos são tratados com multiprocessamento simétrico, em outras palavras, existe uma função hierárquica onde cada processo iniciado desencadeia outros processos que são tratados como "filhos" do processo pai. Isso evita que haja interferência entre um processo e outro.
Gerenciamento de Memória: Assim como em outros sistemas operacionais, ele possui uma técnica de gerenciamento de troca entre a memória e o disco rígido chamada de "Swap" para casos onde a memória não possuir espaço suficiente para tarefa executada.
Sistema de Arquivos: Chamado de VFS (Virtual File System), o Solaris é baseado em uma estrutura em árvore para as pastas e arquivos. O grande diferencial dessa estrutura em relação a outros sistemas, é que não existe uma dependência entre a estrutura lógica e física dos arquivos armazenados no disco, ou seja, os arquivos podem ser distribuídos separadamente em discos diferentes, todavia isso não impedirá um aplicativo ou o próprio sistema operacional de funcionar, os arquivos podem ficar até mesmo em estações remotas localizadas em outro lugar da rede.
Referência: