Software livre artigo
1.1 Definição
O software livre como movimento organizado foi iniciado em 1983, por Richard Stallman, que inicialmente criou o Projeto GNU e logo após deu inicio a Free Software Foundation.
A Free Software Foundation tem como Filosofia:
“Uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usuários de computadores e de defender os direitos de todos os usuários de software livre.”
É considerado Software livre todos aqueles que estão dentro das 4 liberdades básicas definidas pela Free Software Foundation. Esse tipo de software pode ser principalmente copiado e modificado, que pode se dizer que é uma das suas principais vantagens.
Um software livre pode ser distribuído gratuitamente ou não, acompanhado com sua licença e com seu código fonte disponível.
1.2 Liberdades Básicas
As liberdades básicas criadas pela Free Software Foundation são:
Liberdade nº 0: Executar o programa para quaisquer fins.
Liberdade nº 1: Alterar o software de acordo com suas necessidades.
Liberdade nº 2: Redistribuir cópias.
Liberdade nº 3: Aperfeiçoamento do programa.
Elas podem ser explicadas da seguinte maneira:
A Liberdade 0 é necessária para que qualquer pessoa, possa usar o software para qualquer fim desejado sem a restrição de códigos, números de computadores ou diferença entre uso particular não comercial ou uso comercial.
Com a Liberdade 1 qualquer um pode verificar a funcionalidade do programa, e se tiver conhecimento ou quiser estuda-lo para depois altera-lo de acordo com a sua necessidade.
O programa pode ser modificado completamente.
A Liberdade 2 é importante para a ajuda ao próximo. A redistribuição de softwares só ajuda a crescer os interessados a estudar os códigos e aperfeiçoa-los.
A Liberdade 3 é boa para a sobrevivência do software livre. Com ela a comunidade aperfeiçoa o software, de modo que toda a comunidade se beneficie com isso.
É muito importe ressaltar que o acesso ao Código Fonte é