soft starter ( sem inversor de frequencia)
I. Introdução
1. Inversores de frequência
1.1. Introdução a Inversor de Frequência
1.2. O que é Inversor de Frequência
1.3. Como Funciona
1.4. Vantagens e Desvantagens
1.5. Aplicações
2. Soft Starter
2.1. Introdução a Soft Starter
2.2. O que é Soft Starter
2.3. Como Funciona
2.4. Vantagens e Desvantagens
2.5. Aplicações
II. Referências Bibliográficas
Introdução
Soft-Starter é um dispositivo eletrônico composto de pontes de tiristores acionadas por uma placa eletrônica, a fim de controlar a tensão de partida de motores de corrente alternada trifásicos. Seu uso é comum em bombas centrífugas, ventiladores e motores de elevada potência cuja aplicação não exija a variação de velocidade.
A soft-starter controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência, constituído por seis SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de partida do motor, proporcionando uma "partida suave" (soft start em inglês), a não provocar quedas de tensão elétrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em partidas diretas.
SOFT-START
As soft-starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada.
As soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O soft-starter é