Sofistas e sócrates de Atenas
-Sócrates de Atenas Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço ,vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em consideração os interesses dos alunos, davam aula de eloquência e de sagacidade,mental.Encinavam conhecimentos uteis para o sucesso nos negócios públicos e privado. Etimologicamente, o termo sofista significa “sábio”. “Entretanto com o decorre do tempo, ganhou o sentido de” impostor”, devido, sobretudo, às criticas de Platão .
Protágoras de Abdera ensinou por muito tempo em Atenas, tendo como principio básico de sua doutrina a ideia de que o homem e a medida de tudo o que existe.
Górgias de Leontini aprofundou o subjetivismo relativista de Protágoras a ponto de defender o ceticismo absoluto. Afirmava que: Nada existia; Se existia, não poderia ser conhecido; Mesmo que fosse conhecido., não poderia ser comunicado a ninguém.. O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se exteriormente ao dos Sofistas, embora não “vendesse” seus ensinamentos. Desenvolvia o saber filosófico em praça pública.
Sócrates abandonou a preocupação dos filósofos pré-sócraticos em explicar a natureza e se concentrou na problemática do homem. No grego, ironia quer dizer “interrogação”. De fato, Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as condições e os novos problemas que surgiam a cada resposta. A primeira virtude do sábio é adquirir consciência da própria ignorância. “sei que nada sei” dizia Sócrates.
A maiêutica essa segunda fase do diálogo, o objetivo de Sócrates era ajudar os seus discípulos a concederem suas ideias. Assim, transportava para o campo da filosofia o exemplo de sua mãe, Fenareta,essa face do diálogo Socrático destinada a concepção de ideias, chamada maiêutica, termo grego que significa “a arte de trazer a luz”