Socrates
Sócrates Jacobo Moquete Guzmán(Doutor em Ciência Política, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UESC. Correio Eletrônico: socrates@uesc.br)
1- Introdução
Nesta resenha pretendo tratar de alguns aspectos relacionados com uma das variáveis mais importantes em todos as áreas de estudo da política: o Poder. Lembramos dessa importância quando pensamos, por exemplo, o estudo da burocracia e mais genericamente das organizações, onde a estrutura hierárquica mais ou menos acentuada e as diversas formas que ela pode assumir, colocam, naturalmente, em primeiro plano, o fenômeno do Poder. Verifica-se também a fundamentalidade do Poder no campo das relações internacionais e dos sistemas políticos nacionais e locais onde o tema do Poder termina no estudo da natureza e composição das elites políticas e das relações que existem entre elites e outros setores da população.
O objetivo principal do trabalho consistirá em compreender e explicitar a especificidade e a eficácia do poder político em função dos condicionamentos globais que o determinam tais como 1- os meios que permitem exercer (de maneira virtual ou real) esse poder e 2- a fonte onde reside a detenção das bases do poder e/ou os lugares ou posições que permitem assegurar o seu controle.
O plano geral desta resenha é o seguinte: tomando como base o texto de Philippe Braud “Du pouvoir en général au pouvoir politique”( Braud (1985): Du povoir en général au pouvoir politique. In: Grawitz, M. & Leca, J. (dir.). Traité de Science Politique; v.1; La science politique, science social; L’ordre politique. Paris, PUF, 1985. pp. 335-393.), na primeira parte se descreverão, de forma sucinta, as diferentes perspectivas de análise do Poder. Se verificará que ao situarmos o estudo do poder político (e do poder lato