Socrates
Sócrates foi condenado à morte por 1° corromper a juventude, 2° impiedade, então ingeriu um veneno: cicuta.
Ele reconheceu a ignorância que é o principio para quem quer passar algo “Só sei que nada sei”. Seu método dialético tinham 02 momentos distintos correlacionados 1° ironia significa perguntar( desconstrução da ilusão do saber) 2° maiêutica significa parto(dar luz a novas idéias) (construção do saber)
Platão:
Heraclito: afirmava que tudo esta em contante mudaça, captados pelos sentidos
Parmênides: negava o movimento, a mudança é uma ilusão dos sentidos, pensamentos
Para Platão conhecimento é recordar.
Sócrates
Sócrates praticava a filosofia como sendo uma missão divina confiada pelo deus Apolo: conhece-te a ti mesmo; e acreditava que só poderia realizá-la se levasse o preceito a todos os homens. Sócrates entendia a filosofia como a busca pela verdade, trilhando o caminho da sabedoria entre os seus concidadãos para que pudessem percorrê-lo juntos e fazia isto instigando e incomodando os homens, negando a construção do conhecimento de forma solitária e contemplativa.
Para Sócrates, filosofar um modo de vida baseado em questionamentos, interrogações. Sua idéia era fazer com que as pessoas se livrassem das falsas certezas e preconceitos que possuíam e fossem em busca do verdadeiro, tudo isso através de uma série de perguntas que iam despertando inúmeras dúvidas e fazendo com que as pessoas estivessem abertas e dispostas a trilhar o caminho do conhecimento da verdade. A verdade é o conceito, a essência ? a busca de um significado único e suficientemente geral para sustentar a relatividade das acepções correntes, pois a pluralidade e as variações devem depender de um padrão único de sentido, algo que confira