socrates
Aristóteles período sistemático 384 a.C a 322 a.C., este período foi denominado devido a abrangência do estudo, o saber não era especifico, era preciso saber de todas as áreas e vários princípios, várias formas de pensamento, que foi denominado como a lógica. Aristóteles não focava em uma ciência, mas sim em um todo.
Platão foi um filósofo e matemático que viveu entre 427 a.C a 347 a.C, no período denominado clássico, desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesmo, a segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis. Sócrates viveu entre o período de 469 a.C. a 399 a.C. no período denominado socrático, renomado por sua contribuição no campo da ética, também contribuiu para o estudo da essência da natureza da alma humana. Seus ensinamentos visavam chegar ao entendimento de conceitos com justiça, amor e virtude, procurando definições gerais para tais idéias. Aduzia o filosofo que pode-se chegar a verdade, mas afastando das ilusões. Uma das contribuições de Sócrates era que abriu os olhos para meras opiniões e palavras soltas, para conceitos e conhecimentos objetivos.
Este foi um dos criadores do método socrático, que consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, na condução de um aluno a refletir os próprios valores, redefinindo os pensamentos preconceituosos da sociedade, fez estes pensar por si mesmos. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia. A segunda etapa é a argumentação e desenvolvimento do interlocutor da verdade completa, chamada de maiêutica,