Socrates e os Sofistas
O que pensou
Sócrates, orientado por um oráculo que lhe teria dito: “conhece-te a ti mesmo”, usava o diálogo para “parir” as ideias de seus interlocutores a respeito de temas como a virtude e o amor. Acreditava que nada sabia, e que o verdadeiro saber é o autoconhecimento.
Filosofar
Sócrates
Aqueles que, no sentido preciso do termo cuidam do filosofar, permanecem afastados de todos os desejos corporais sem exceção, mantendo uma atitude inflexível e não concedendo às paixões. A perda de patrimônios, a pobreza, não lhes causa medo, como acontece com a multidão dos amigos da riqueza; e nem a existência sem honrarias e sem glória que o infortúnio proporciona não é de molde a intimidamos como acontece com aqueles que amam o poder e as honrarias. E, desse modo, eles se mantêm afastados dessas espécies de desejos
Juventude
Sócrates
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
Viver honradamente
Sócrates
A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
Controle
Sócrates
Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.
Amor ou ódio
Sócrates
Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem.
Comer ou viver
Sócrates
Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
Boa reputação
Sócrates
A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.
Amigo
Sócrates
O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.
Saúde
Sócrates
Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.
Infortúnios
Sócrates
Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se